Como escolher o destino do meu intercâmbio?

Hey guys!

Dando continuidade ao nosso último post, caso você ainda não o tenha lido, clique aqui nesse link para dar uma olhada antes: Chegou a hora de definir sua próxima viagem. Hoje vamos falar um pouco sobre como definir o melhor destino para o seu intercâmbio. Afinal a resposta a este questionamento é que lhe mostrará o quão valiosa será sua experiência.

Como eu disse anteriormente, nem todas os teus questionamentos irão acabar, na verdade eles estão só começando, mas calma tudo irá se resolver. Vamos lá?!

Quando falamos de intercâmbio, o primeiro passo é definir qual será o idioma estudado, vale ressaltar que existe uma enorme variedade de intercâmbios culturais que não necessariamente se limitam ao estudo do Inglês (voltaremos a abordar esse assunto mais para frente). No meu caso, eu optei por estudar Inglês.

Tomada essa decisão, vem o grande “X” de toda a questão que envolve um programa de intercâmbio, para qual país ir? Certamente, a intensidade dessa dúvida, será maior ou menor dependendo da sua opção de idioma.

Nessa fase, entra em jogo a principal ferramenta de organização de uma viagem: “a pesquisa”. É através dela que você irá conseguir identificar quais são as melhores opções para você. A seguir iremos falar sobre alguns pontos que devem ser considerados para que a decisão tomada seja o mais assertiva possível.

Ponto 1: Identificação com a cultura do país.

                Não adianta você querer estudar em um país, cuja cultura não te atraia, ou que vá de encontro aos seus valores. Lembre-se que você irá passar um tempo neste local, convivendo com as pessoas desse país. Além disso, o aproveitamento da sua experiência estará diretamente ligado ao quão prazerosa ela foi.

Ponto 2: Sonhos.

                Muitas vezes a realização de um programa de intercâmbio está relacionado a realização de um sonho, seja ele de estudar e aprimorar um idioma ou de conhecer outro país. Por isso, os teus sonhos desempenham sim, um papel importante na hora da escolha. Mas lembre-se que o fato de você não conseguir realizá-lo agora, não significa que você estará desistindo dele para sempre.

Ponto 3: Objetivo.

                A identificação clara dos objetivos que você tem com o seu intercâmbio, exercem um papel extremamente importante na sua decisão, por exemplo, se você deseja aperfeiçoar seu Inglês para negócios, talvez sua experiência em uma cidade onde com público alvo é mais turístico, não será a mesma do que se você optar por uma cidade onde o foco são negócios e certamente sua exposição a termos relacionados a essa vertente do idioma será maior. Por isso, tenha sempre em mente qual o objetivo que você possui com o seu programa e lembre-se, você poderá em outro momento fazer um novo programa para outro destino e com outro objetivo.

Ponto 4: Valores.

                Em meio a todo o cenário que a economia mundial vem enfrentando, certamente esse ponto terá um peso muito forte na hora da escolha. Por isso, o mais aconselhável é que no momento da decisão, você coloque tudo na ponta do lápis: valor do curso, valor de estadia (iremos falar mais para frente sobre esse assunto), moeda local, alimentação nesse país, passeios (afinal, nem só de livros vive o homem), passagem aérea e outros gastos ligados a viagem, como visto de entrada no país, possíveis vacinas ou precauções que envolvam dinheiro e etc.

                Aqui abro um parênteses para falar um pouco mais da minha experiência. Eu sempre sonhei com o intercâmbio cultural, e quando me decidi de que já era chegada a hora de dar esse passo na minha vida, eu me deparei com todos os pontos acima, então comecei a colocar no papel a resposta para cada um dos questionamentos então, cheguei à conclusão de que de fato, a minha viagem de intercâmbio deveria ser para Toronto. No próximo texto irei falar um pouco mais sobre o motivo de eu ter escolhido esse destino.

                Fechando o parênteses e voltando para o assunto desse artigo, se você tiver bem definido os pontos acima, certamente você conseguirá conciliar na sua viagem todas as melhores experiências que alguém pode ter. E ser assertivo nesse momento, certamente lhe trará excelente lembranças de momentos especiais. Por isso, não economize na pesquisa nessa etapa do planejamento da viagem. Dedique tempo a agora para colher os bons frutos mais tarde.

Anúncios

2 comentários sobre “Como escolher o destino do meu intercâmbio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s