Eu estive lá: Itália, Grécia e Croácia. Um roteiro para ninguém botar defeito

O Blog Eu no Mundo, traz hoje mais uma matéria da coluna Eu estive Lá, com a funcionária pública Cintia Veras, que visitou Roma, Cinque Terre e de quebra fez um cruzeiro saindo da Itália, passando pelas maravilhosas ilhas Gregas e pela fantástica Croácia. Sensacional, não é? Então veja como foi a experiência dela. 

Blog Eu no Mundo: Por que vocês optaram por este local?

Eu já tinha estado na Itália em 2012 fazendo Florença e Toscana e Veneza, mas não tínhamos ido a Roma, então ficou um gostinho de “ainda temos a capital da Itália para conhecer”… Por outro lado meu marido sempre quis fazer um cruzeiro pela Grécia, então foi a ocasião para juntar o meu desejo com o dele, porque na minha opinião o melhor local de partida para um cruzeiro rumo a Grécia, é de Veneza.

Blog Eu no Mundo: Quanto tempo foi a estadia?

Ficamos  16 dias , dos quais uma semana foi no cruzeiro. Não gosto de viajar mais do que cerca de 15 dias, mais que isso eu acho que fica cansativo, bate saudade de casa, mais roupa suja do que limpa, mais gastos, mais preocupação com a logística de transporte, enfim…definitivamente, depois de várias experiências de viagem meu limite máximo é cerca de 15 dias. Mais que isso , principalmente se for uma viagem em grupo, o cansaço bate forte.

Blog Eu no Mundo: Como foi sua preparação para a viagem?

Eu costumo planejar pessoalmente toda viagem que faço, e gosto disso rsrsrs.  Visito vários blogs de viajantes especialistas no destino, tem um em especial que independente do destino sempre consulto que é o viaje na viagem, do Ricardo Freire. Consultei inúmeras vezes o site da Trenitalia ( companhia de trem oficial da Itália) para   planejar o deslocamento de trem entre as cidades que visitamos e mesmo de/para o  aeroporto de Milão.

O site que uso há cerca de 11 anos para a escolha do hotel é o Booking.com, não tem mistério, nunca deu errado comigo, confio muito nessa empresa, que por sinal é holandesa.

Levo meses planejando tudo,  lendo resenhas e opiniões dos viajantes sobre os hotéis, estudando localização, decidindo o melhor roteiro, em média de 3 a  6 meses antes da viagem. As passagens de trem, quanto antes você efetuar a compra, menor o valor que vai pagar, da mesma forma os hotéis, os melhores, mais bem localizados e com melhor preço, se esgotam mais rapidamente também.

Blog Eu no Mundo: Quais cidades vocês visitaram?

Chegamos em Milão e fomos direto para Veneza de trem, depois de dois dias, pegamos o cruzeiro e paramos em Bari, no sul da Itália (no salto da bota), depois na ilha de Corfu (Grécia), Santorini (Grécia), Atenas(Grécia) e finalmente Dubrovnik (Croácia). Voltando a Veneza fomos a Roma e depois mais três dias na Região das Cinque Terre, no mar da Ligúria.

15042075_1239252746097700_6897205314957860937_o

Roma

Blog Eu no Mundo: Como foi a chegada de vocês ao país (imigração e alfândega)?

Super tranquilo, dessa vez a imigração em Milão sequer perguntou quanto tempo ficaríamos, nada, absolutamente nada nos foi perguntado, simplesmente bateram o carimbo no passaporte e seguimos para pegar as malas.

Blog Eu no Mundo: Quando vocês chegaram no país, quais foram suas primeiras impressões? Vocês tiveram algum tipo de choque cultural?

Como já tínhamos estado na Itália antes, não tivemos grandes surpresas, o italiano é um europeu mais falante que os demais, sem dúvida nenhuma.

Blog Eu no Mundo: Vocês optaram por uma consultoria ou arriscaram fazer tudo por conta própria?

Eu sempre faço tudo por conta, mas para comprar o navio sempre gosto de comprar através de uma agência de viagem, eu tenho uma agente de viagem que seja qual for a agência que ela esteja, sempre a acompanho, ela é minha referência quando quero comprar  passagens para um grupo familiar ou de amigos, para a contratação do seguro saúde e como acabei de falar, para o navio também. O nome dela é Marisa e hoje ela está na Braun Turismo.

Blog Eu no Mundo: Valeu a pena fazer com consultoria/por conta própria?

Então…. rsrsrs eu gosto de planejar, de pesquisar, de ler as resenhas, então pra mim vale a pena porque eu faço porque gosto, meu marido por exemplo, não tem a mínima paciência. Mais do que valer a pena, eu acho que a pessoa que decide fazer tudo por conta tem que gostar de fazer essas pesquisas, até porque elas demoram, você precisa ser organizado para não perder tempo, para não ficar pesquisando o mesmo assunto várias vezes, você corre o risco de ficar rodando em círculos até porque hoje em dia com a quantidade de informação que se tem a disposição na internet é bem fácil você se perder no mar de possibilidades que se abre na tela do computador.

É preciso ter foco, ter uma direção. Por este aspecto, pra mim vale a pena fazer a viagem por conta, sai mais barato sem dúvida. Mas reforço: tem que gostar de passar meses usando seu tempo livre planejando a viagem. 

14606532_1225080240848284_1768329810142217992_n

Mar Jônico

Blog Eu no Mundo: Vocês ficaram em um hotel/hostel/Navio? Como foi?

Ficamos em excelentes B&B  na Itália, muito bem localizados com excelentes cafés da manhã, aliás na Itália é muito comum B&B, em 2012 também ficamos em Florença em um excelente, quartos modernos, super bem decorados, máquina de café expresso à disposição, excelentes.

O único porém é que você não tem uma recepção 24 horas, são hotéis pequenos, de administração familiar, com poucos quartos, geralmente em prédios históricos e sem elevador, mas suuuuuuper bem localizados, o que eu fiquei em Roma por exemplo era a três quadras do Coliseu para um lado e três quadros da estação central de trem para o outro e a uma quadra da estação do metrô.

O navio que eu fui foi o Costa Deliziosa e foi tudo absolutamente divino!!!! Eu amei. Ficamos em uma suíte e alguns privilégios de ficar numa cabine dessa categoria fez a viagem ser uma experiência fantástica.

Blog Eu no Mundo: Como foram as refeições? O que achou?

Comer na Itália é um prazer!!! Comer em um navio italiano, idem….

Em Roma tem um bairro chamado Trastevere, fomos lá duas vezes, cheio de lojinhas, bares, restaurantes, antiquários, um burburinho só, o difícil é escolher com tantas opções. Outro local que amamos foi um wine bar chamado Ai Tre Scalini, no bairro de Monti, muito descolado, vinhos em taça e uma muzzarela de búfala inesquecível… e um preço justo também.

Na região das Cinque Terres tomamos vários vinhos locais, muito saborosos. No navio… sem comentários, alta gastronomia com um serviço de primeira.

Blog Eu no Mundo: Quais os tipos de passeios que tinha no país? Quais você fez? O que achou?

Como minha viagem passou por vários lugares fica um pouco difícil de responder a essa pergunta, mas basicamente todos os passeios que eu fiz foram as famosas atrações de Roma e nas Cinco cidades da Cinque Terre, passeios mais visuais e de contemplação de arquitetura monumentos, igrejas e museus.

No navio eu costumo não fazer passeios vendidos pelo próprio navio, pego um táxi no porto. Nesta viagem em especial, pegamos taxistas excelentes que falavam muito bem inglês, acertamos um preço e tempo previamente e deu tudo muito certo.

Sem dúvida pra você fazer esse tipo de viagem “ por conta” é preciso falar inglês, sem falar inglês você não vai conseguir se comunicar, se locomover com tranquilidade, vai virar uma viagem tensa, quando você está em grupo, numa excursão, tem um guia que lhe orientará em tudo, por conta não… você tem que se virar sozinho, da locomoção ao cardápio do restaurante e aos passeios com guias locais. Eu e meu marido voltamos a estudar inglês há 3 anos, fazemos aula particular de conversação duas vezes por semana, e desde que voltamos a estudar inglês, sem dúvida nenhuma as viagens ficaram bem mais confortáveis.

Blog Eu no Mundo:  Referente a compras, o que você achou?

Quando eu viajo para a Europa não faço compras rsrsrsrs .O dinheiro investido é só para passear e comer, com exceção de alguns produtos locais, ou alguma curiosidade da cidade, não dá pra comprar grandes coisas em euro…. 

Blog Eu no Mundo: Você voltaria ao país?

Com certeza, ainda falta conhecer muita coisa na Itália:  o Sul, a costa Amalfitana, Milão (só conheço o aeroporto) e explorar mais a região norte. Em relação a Grécia voltaria a Santorini com certeza!.

14976458_1229256820430626_6465367630966736486_o

 Blog Eu no Mundo: O que você indica para quem irá à Itália?

Veneza e suas ilhas sem dúvida são incríveis!!!! Roma foi emocionante, por tudo o que ela é, pela história e também porque vi o papa de pertinho inclusive, os museus do Vaticano são sensacionais; sugiro também a Toscana e  Florença.

15002368_1233553033334338_1135942714812908779_o

Papa Francisco

Finalmente e em especial, super recomendo: conhecer as Cinco Terras, que são cinco cidadezinhas com construções coloridas fincadas em morros e de frente para o mar da Ligúria , patrimônio da humanidade pela Unesco.

14991819_1235758269780481_4613972920645444852_n

Cinque Terre

Blog Eu no Mundo: O que não recomenda?

Eu não recomendo deixar de viajar para comprar bens materiais. Pra mim, viajar é como respirar, eu chego de uma viagem pensando na próxima. Deixo de trocar de carro, não ligo pra roupa de marca, pra bolsas caras,  sapatos, ou qualquer coisa material do tipo. A vida é feita de escolhas e eu escolho gastar meu dinheiro viajando. Nenhum ladrão tirará de mim as experiências vividas em uma viagem, as emoções, as gafes que viraram risadas, os imprevistos contornados, tudo vira história de vida…

Então, gostaram da experiência da Cintia? Não deixem de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Deixe também seu comentário…

Até a próxima…..

Anúncios

21 comentários sobre “Eu estive lá: Itália, Grécia e Croácia. Um roteiro para ninguém botar defeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s